5. O sistema abaixo é puxado pela força F. o fio é ideal e o atrito desprezível.
a) Qual a aceleração do conjunto?
b) Qual o módulo da tração no fio?
a) Como o fio é ideal (massa desprezível e não estica), os dois blocos serão puxados como se fossem um único corpo de massa m=20kg. A força resultante sobre o sistema é a força F.
b) Podemos calcular a tração T isolando o bloco A ou B. É mais conveniente B, já que como seu peso é cancelado pela normal, e a força resultante sobre ele é T.
6. O sistema abaixo é abandonado a partir do repouso. O fio e a polia são ideais, e atrito entre o bloco B e a superfície horizontal é desprezível.
a) Qual o módulo da aceleração do conjunto?
b) Qual a tração no fio?
a) É fundamental nesse tipo de problema reconhecer a força que acelera o sistema. Nesse caso, o peso do corpo A. Como a roldana serve para mudar a direção da tração, podemos simplificar o sistema, e reduzí-lo ao problema anterior. Uma massa de 10kg que é acelerada por uma força de 30N.
b) Podemos calcular a tração T isolando o bloco A ou B. Aqui também é mais conveniente B, já que como seu peso é cancelado pela normal, e a força resultante sobre ele é T.
Assim:
7. O sistema abaixo é abandonado a partir do repouso. Os fios e as polias são ideais, e atrito entre os blocos e as superfícies são desprezíveis.
a) Qual o módulo da aceleração do conjunto?
b) Qual o módulo da tração em cada fio (T1 e T2)?
a) As forças que puxam o sistema para um lado e outro são o peso de A, e a componente do peso de C na direção do plano inclinado.
Mas PCx é:
Então podemos pensar no sistema simplificado, assim:
A força resultante sobre o sistema será:
Então:
b) Para calcular a tração T1, vamos isolar o bloco A.
Para calcular a tração T2, vamos isolar o bloco B.
O módulo da tração no fio 1 é de 28N, enquanto a do fio 2 é de 24N.
Obs.: Como é conhecido o sentido da aceleração, é importante representar a força oposta como um vetor menor, para ficar claro que a força que tem o mesmo sentido da aceleração é maior, e por isso a força resultante tem o mesmo sentido.
Obs.: Como é conhecido o sentido da aceleração, é importante representar a força oposta como um vetor menor, para ficar claro que a força que tem o mesmo sentido da aceleração é maior, e por isso a força resultante tem o mesmo sentido.
Vamos avaliar o que aprendemos? Mas depois volte e clique em "Avançar" para estudarmos a Lei da Gravitação Universal, também de Newton.
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